Farinha de Castanhas

.

Secador tradicional
Secador tradicional
Manipulação manual de castanhas
Manipulação manual de castanhas
Calibração e seleção
Calibração e seleção
Farinha de Castanhas
Farinha de Castanhas
Armazenamento
Armazenamento
Manipulação manual de castanhas
Manipulação manual de castanhas
Secagem tradicional, com fogo
Secagem tradicional, com fogo
Manipulação manual de castanhas
Manipulação manual de castanhas
Secagem com ar quente
Secagem com ar quente
Secagem com ar quente
Secagem com ar quente
Castanhas secas
Castanhas secas

A nossa empresa : 


Nasceu no início dos anos 70, graças ao nosso pai Michele Picariello que, dedicando-se a tempo inteiro ao tratamento dos castanheiros e investindo tempo e dinheiro, adquiriu cada vez mais confiança entre os produtores e os comerciantes. O tempo premiou a sua paixão e dedicação consolidando uma realidade que atualmente, apesar dos muitos problemas relativos à produção, consegue estar presente na região e a competir nos mercados. Com a mesma paixão de sempre as pessoas que trabalham diariamente, em cada uma das funções, contribuindo com a sua qualidade e paixão para o sucesso da nossa empresa. Nos nossos produtos, desta forma, pode encontrar todo o calor e a autenticidade de uma comunidade e de uma terra tradicionalmente ligada às castanhas e à sua transformação.   





A arte de produzir uma excelente Farinha de Castanhas : 


A Castanhas Cappetta, S.r.l., é uma empresa especializada na produção de farinha de castanhas de alta qualidade, feita expressamente para os utilizadores finais (produtores artesanais, grossistas e revendedores) e para os produtores que trabalham para a indústria alimentar. Precisão e atenção aos detalhes, a empresa representa, na perfeição, a arte do saber fazer italiano, muito apreciada no estrangeiro e muito célebre em Itália. As matérias-primas têm estado, desde sempre, no centro das atenções, cuidadosamente selecionadas através de controlos de qualidade. A nossa fábrica está localizada em Bagnoli Irpino, na província de Avellino, no coração da produção de castanhas. A partir daqui, desenvolveu-se uma rede generalizada por todo o território nacional. Para além disso, também exportamos para a Ásia, América, e grande parte do norte da Europa. Uma farinha de castanhas única. Definitivamente, vale a pena experimentar. 





As castanhas frescas,

de pequenas dimensões, destinam-se em parte à produção de farinha de castanha. Dependendo da procura do mercado, são secas tanto através do método tradicional, como com o método moderno, ou seja, com ar quente, que consiste numa secagem mediante um sistema alimentado por uma caldeira a cascas de castanhas, um processo que dura 6 dias, obtendo frutos com uma tonalidade clara e um sabor delicado. Depois de as castanhas serem descascadas por uma máquina e, temporariamente armazenadas, procede-se automaticamente à seleção, mediante uma selecionadora ótica que separa a maioria das castanhas impróprias para consumo. Em seguida, operadores e operadoras separam manualmente o produto completando meticulosamente a separação das frutas saudáveis daquelas não totalmente descascadas e imperfeitas, antes de passar à fase seguinte. As castanhas secas, sem casca, são então classificadas, o que separa quaisquer resíduos casca, refugo de castanhas secas e frutas muito mais pequenas, que por sua vez passam por um secador, que retém alguma humidade antes de serem processadas para a produção da farinha de castanhas. Esta operação consiste em assegurar que o produto mantenha as suas características qualitativas e organolépticas ao longo do tempo. A farinha de castanhas será então embalada em sacos de papel, paletizada e posteriormente expedida para confeitarias. Ao não ter glúten é muito útil para as pessoas acometidas pela doença celíaca.    





 EMPREGABILIDADE :


 A farinha de castanhas pode ser empregue na preparação da "CASTAGNACCIO" torta típica italiana, ou para bolos e plumcakes, simplesmente substituindo a farinha 00, nas receitas normais. A farinha de castanhas leveda excecionalmente durante a preparação dos bolos, que serão particularmente macios e friáveis. A farinha de castanhas é ótima combinada com farinha de espelta ou de trigo integral. Também é adapta à preparação caseira de massa fresca, pão e biscoitos.             





Nos tempos antigos...

o trigo estava reservado às mesas da nobreza e dos ricos, enquanto o povo tinha de contentar-se com os chamados "cereais inferiores". Em muitas zonas de Itália, as castanhas que a natureza dava em abundância constituíam, consequentemente, um dos pilares da alimentação. Felizmente hoje em dia, assistimos a uma inversão de rumo: a tendência é a de pôr cada vez mais em segundo plano as farinhas refinadas, a fim de valorizar, novamente, as do passado, e o pão de castanhas, por exemplo, encontra-se entre os produtos que atualmente parecem conhecer e ter uma espécie de renascimento.



 - AGRADECEMOS A VOSSA ATENÇÃO -